sábado, 26 de janeiro de 2008

Concresub

Concresub

DIMIBU 1.0

Esse projeto nasceu através de pesquisas na Internet de Subwoofer DIY (Do It Yourself, faça você mesmo). Encontrei um projeto bastante popular de um "SonoSub", um subwoofer feito a partir de um cilindro de papelão que serve originalmente para moldar colunas de concreto.

Depois de visitar vários sites com projetos, resolvi tentar montar o meu. Logo de cara esbarrei num "pequeno" problema: Aonde encontrar um Sonotube por aqui? Acabei encontrando o único(que eu achei pelo menos) fabricante de formas pre-moldadas para concreto nacional, DIMIBU.

Parti então para o meu projeto. Escolhi o Alto-falante a ser utilizado pesquisando nos Sites dos fabricantes nacionais e simulando em programas para construção de caixas-acústicas (o projeto final foi feito no WinISD beta ) escolhi o Selenium 12SW2A da linha Bass , que apresentou um bom custo x benefício.

Muitas dúvidas foram surgindo ao longo do planejamento, e foi aí que entrou a boa vontade da nossa comunidade internauta. Com ajuda do pessoal das listas de discussão Audio List (em especial o atencioso e paciente Edu Silva) e audiodicas .

No FAQ da Audio List tem algumas das mensagens trocadas.

O projeto ficou assim:

Driver: Selenium Bass 12SW2A
Vas : 197,0
Qts : 0,43
Fs : 23,00
SPL : 90,00
--

Number of drivers : 1
Box type : Vented
Box size : 243,2 l
Tuning frequency : 21,55 Hz
Vent : 1 vent(s)
0,138 m length for each
0,102 m round
Generated with WinISD[0.44] freeware (C) Juha Hartikainen

Achei ótimo o resultado. Não tenho muitos parametros, pois os unicos sub's que eu tinha de referência eram um Sub Passivo da Gradiente e um JBL de 12". NUnca tinha escutado nada tão grave até então. O Sub esta sendo empurrado por um integrado Sansui A-60 de 45W. O resultado e impressionante. Pretendo comprar agora um amplificador mais potente para empurrar o Sub (um amplificador de P.A. com pelo menos 200W a 4 Ohms).

Espero que as paredes aguentem, desde de que eu montei esse sub, já tive que vedar as portas e janelas com borracha auto-adesiva por causa da vibração :)

Seguem alguns links para os projetos originais:
http://www.quux.net/roo/diy/sonosub/
http://www.io.com/~patman/sunosub.html
http://www.hometheaterhifi.com/volume_6_3/diy-11-sonotube-subwoofer-september-99.html

E seguem algumas fotos da criança. Ia tirar algumas da construção mas tava sem máquina no dia e empolgado demais para esperar :)

O Bicho no Canto



Integração perfeita com a decoração (não ser casado tem suas vantagens...)



Vista do Duto, Terminais e Pezinhos
(aquilo lá dentro do duto é a carcaça do Alto-Falante)



Vista intena através do duto, mostrando a carcaça do Alto-Falante e a Lã-Acrílica.


Outro angulo da Base


Visão do topo do Sub, com o Selenium Bass 12" (reparem no acabamento primoroso....)


Comparação de tamanho eu x sub
(tenho 1,84m)

6 comentários:

Diego Girão disse...

Fico caro para fazer esse Sub?

Paulo Ceylão disse...

O Tubo foi R$ 80,00, com frete entregue na minha casa.
MDF deve ter sido uns R$ 20,00 (usei metade de uma placa que tinha aqui que tinha custado R$40,00).
O alto-falante foi R$ 120,00.
O Amplificador eu já tinha (mas pretendo comprar um).

Do jeito que está acho que gastei uns R$ 250,00.

jose francisco da cruz disse...

gostaria de saber se vc usa crossover ou se liga direto

Paulo Ceylão disse...

Ele está ligado num amplificador que está conectado na saída para Subwoofer do Receiver. O crossover do receiver está cortando em 120Hz.

Unknown disse...

Oi Paulo, tudo bom?

As fotos desapareceram! Você está linkando para o endereço antigo, mas o Geocities se foi. Ainda tem as originais para atualizar?

abraços,

Edu Silva
audiolist

Henrique Ulbrich disse...

Paulo, as fotos do teu ConcreSub não estão mais no Yahoo (acho que estavam no Geocities e ele foi descontinuado). Você pode repostá-las? Já que está usando o Blogger, pode hospedar aqui mesmo, ou no Google Picasa ou mesmo no Flickr.